Pix: Conheça a nova modalidade de pagamentos instantâneos que irá revolucionar os bancos tradicionais e digitais.
Uma nova modalidade de pagamento instantâneo vem sendo desenvolvida pelo Banco Central. O novo jeito de pagar vem para tentar eliminar com certos problemas existentes nos demais meios, tais como TED, DOC e o famoso Boleto Bancário.
Esses 3 métodos de pagamentos interbancários possuem um grande problema. Seu tempo de operação.
Funcionam somente em dias uteis, no horário de expediente bancário e no caso da TED, podem custar até R$20 por operação, dependendo da intuição financeira. O Pix chegou como alternativa a esses problemas. Veja os detalhes da novidade!
O que é o Pix?
Resumidamente é um sistema de pagamentos criado para permitir o débito e a transferência interbancária de maneira instantânea. Sim, isso mesmo que você leu, a transferência entre bancos diferentes ocorrerá em tempo real e de graça!
O dinheiro “cairá na hora”, tornando alguns dos meios mais populares do Brasil, como o Boleto Bancário, compensado no mesmo instante. Suas compras em boleto terão o mesmo tempo de aprovação que no cartão de crédito!
Tempo de Funcionamento
O lançamento está marcado para o dia 16 de novembro de 2020, segundo o Banco Central e terá funcionamento em tempo real, isto é, 24 horas por dia, 7 dias da semana (inclusive feriados). Com isso teremos tempos recordes nos pagamentos e transferências, possibilitando um giro de capital mais ágil e facilitado, fortalecendo os pequenos e grandes negócios.
Terei de pagar para usa-lo?
Até o momento de seu lançamento, a empresa responsável por fiscalizar as operações de maneira legal (Banco Central) afirma que o serviço será gratuito para Pessoas Físicas (CPF), mas que haverá pequenas taxas, bem menores que as dos serviços atuais (TED, DOC) para Pessoas Jurídicas (CNPJ).
Como cadastrar o Pix?
Para se cadastrar, o cliente deverá contatar à instituição financeira via aplicativo ou agencia física, para seu cadastro de chaves Pix!
Chaves Pix
São informações únicas que identificam o usuário que realizará o pagamento ou recebimento. No momento é possível cadastrar até 5 chaves para pessoas físicas e até 20 para pessoas jurídicas, podendo estas serem: CPF, CNPJ, Endereço de E-mail e Números de Celular.
Com o cadastro realizado, será viável pagar e receber utilizando uma das chaves ou gerando um QR Code Estático ou Dinâmico (mais seguro, pois se altera com o tempo, evitando fraudes), eliminando a necessidade de numero da conta e agencia.
Mas fique atento, pois o cadastro de chaves é limitado, logo uma pessoa que registrou uma no CPF por exemplo, fica impossibilitada de cadastrar novamente utilizando o mesmo CPF em outra instituição bancaria, tendo primeiro que solicitar a exclusão do mesmo.
