Melhores Horários para Postar nas Redes Sociais

A Frequência Ideal e os Horários para Postar nas Redes Sociais em 2021

Saiba quais são os melhores horários e a frequência ideal para postar nas redes sociais em 2021

Talvez você esteja procurando maneiras de gerar engajamento nas mídias sociais, já que o ano de 2021 promete ser mais digital do foi 2020.

Deseja obter os melhores horários para cada postagem nas redes sociais. Deve haver uma frequência para postar, certo?

Neste guia, responderemos a essa pergunta proverbial para que seu conteúdo alcance um público mais amplo.

Frequência de Postagens - Calendário

Melhores horários de postagem

O melhor momento para postar nas redes sociais difere de indivíduos para empresas e setores . A programação pode variar dependendo do tipo de público, tipo de conteúdo e muitos outros fatores. 

Portanto, é uma coisa bastante subjetiva. No entanto, considerando algumas métricas principais, podemos chegar a algumas conclusões amplas. Os dados fornecem uma boa ideia sobre a hora e o dia para obter o máximo de engajamento em diferentes setores. 

Aqui está a regra a seguir antes de postar qualquer coisa. Além disso, esta é a melhor programação para usuários comuns das redes sociais que desejam maximizar seu alcance e influência.

  • Segunda-feira: 11h às 14h
  • Terça-feira: 5h e 9h às 18h
  • Quarta-feira: 5h, 11h e 15h
  • Quinta-feira: 5h, 11h e 15h às 16h
  • Sexta-feira: 5h e 9h às 16h (Melhor Dia)
  • Sábado: 11h
  • Domingo: 10h às 14h (Pior Dia)

Este é o cronograma que você precisa seguir se não quiser fazer nenhuma pesquisa e personalizá-lo para sua própria base de usuários. 

Nos tópicos abaixo explicaremos alguns fatores importantes que se referem a qualidade e frequência de postagens.

Com que frequência você deve postar nas redes sociais?

Ao longo dos anos, li inúmeros artigos sobre a frequência ideal de postagem nas redes sociais. E cheguei à conclusão de que todos eles são falhos.

Um artigo sugere postar no máximo duas vezes por dia no Facebook. O próximo diz que você deve postar no LinkedIn apenas durante a semana, de preferência entre 16h e 18h.

Mas, na realidade, não existe uma fórmula mágica para decidir com que frequência postar nas redes sociais.

Isso porque o que funciona para uma marca não funciona para outra. Claro que você pode ler estudos de caso sobre o que funcionou para os outros, mas não faça da solução deles a sua solução.

Então, em vez de buscar fórmulas mágicas, vamos nos concentrar nessas estratégias de postagem comprovadas:

  • A consistência das publicações é mais importante do que a frequência das publicações.
  • A qualidade do conteúdo é mais importante do que a quantidade de conteúdo.
  • Sem ter um objetivo nas redes sociais, você não saberá se suas postagens serão bem-sucedidas ou não.
Social Media
As redes sociais são um fator importante no sucesso de empresas atualmente.

1 – Busque consistência, não frequência

O problema com as frequências de postagem sugeridas são os dados distorcidos. É normal dizer: “Analisamos milhares de postagens e foi isso que encontramos …”, mas isso ainda é uma ‘mistura’ de dados. 

Por exemplo, como a localização de você e de seu público afeta a postagem, e como os diferentes setores reagem ao número de postagens compartilhadas?

Uma das sugestões mais importantes é que você deve postar em um horário específico do dia. Por exemplo:

  • “Para melhores resultados no Facebook, poste uma vez por dia entre 13h e 16h.”

Isso é louco e ambíguo. Para começar, significa 13h em Sydney, 13h em Londres ou 13h em Brasília? Ou significa o equivalente a 13h em seu horário local. Isso é bastante relevante, não é?

Imagine que todo mundo seguiu este conselho e postou às 13h (Brasília). Por 23 horas, o Facebook permaneceria inativo antes de explodir com milhares de postagens no tempo previsto.

Uma alternativa melhor é buscar consistência ao postar nas redes sociais. Crie um plano e cumpra-o.

Por exemplo, se você decidir que a frequência de suas postagens nas redes sociais deve ser de 2x por dia no Facebook, você sabe que precisa criar ou selecionar conteúdo para preencher essa programação. Seu público saberá que pode visitar sua página a qualquer momento e esperar duas novas postagens a cada 24 horas.

As chances de seu conteúdo ser enviado para o feed de notícias de alguém foram reduzidas após as alterações nos algoritmos. Você precisa que as pessoas comecem a vir até você. E a melhor maneira de atraí-los é ter algo que valha a pena consumir.

A melhor frequência de publicação em mídia social é: quando vale a pena.
Jay Baer – Convencer e Converter

2 – Qualidade supera quantidade

Só existe uma coisa pior do que não postar nas redes sociais: postar algo que não seja relevante. Há realmente nenhum ponto em postar algo apenas para preencher sua programação no tempo que você foi aconselhado.

Se você postar conteúdo de baixa qualidade , é mais provável que perca fãs e seguidores. Isso é especialmente verdade em tempos de crise como o COVID-19, onde você precisa se concentrar em tornar seu conteúdo o mais útil possível – seja fornecendo fatos ou a distração necessária. 

Portanto, se você deseja criar conteúdo de mídia social relevante, precisa se concentrar nos princípios de utilidade e autenticidade.

3 – Estabeleça metas e objetivos

A postagem consistente de conteúdo de alta qualidade é o caminho certo ao considerar a frequência de postagem nas mídias sociais, mas você também precisa avaliar sua estratégia geral de mídia social. E se você é uma agência, certamente desejará confirmar seu plano com seus clientes antes de publicar conteúdo em seu nome.

Simplificando, se você não sabe por que está postando nas redes sociais, não saberá se suas postagens foram bem-sucedidas ou não.

Portanto, pense um minuto e se pergunte: “O que eu quero alcançar nas redes sociais para minha marca ou meu cliente?” 

Será que você deseja:

  • Aumentar o conhecimento da marca?
  • Direcionar tráfego para seu site?
  • Vender um produto ou serviço?

Por exemplo, se o seu objetivo é direcionar o tráfego para o seu site, mas em vez disso você obtém milhares de curtidas e nenhum clique em sua postagem, então não teve sucesso.

Da mesma forma, se você ajudou seu cliente a vender mais produtos, isso não é necessariamente ruim, mesmo recebendo menos ações.

Práticas recomendadas

Com esses três conceitos em mente, vamos ver como você pode maximizar suas postagens nas redes sociais.

Primeiro serão citadas sugestões gerais, seguidas por algumas dicas específicas para cada plataforma.

Marketing de Redes Sociais
Social Media deve ser sobre pessoas e não só sobre a empresa. Isso gera engajamento para sua marca!

1 – Personalize seu conteúdo para se adequar a cada rede e atrair seu público

Não adianta copiar e colar sua postagem do LinkedIn no Instagram. Isso não vai funcionar. Em vez disso, considere quais tipos de conteúdo são mais adequados para cada rede de mídia social e comece a partir daí.

Por exemplo, os vídeos conseguem maior engajamento no Facebook do que as imagens? Altere a cópia, hashtags e emojis para cada postagem também. Sim, a adaptação vai demorar um pouco mais, mas lembre-se de que você deseja postar conteúdo de qualidade.

2 – Interaja com o seu público

Publicar conteúdo é metade de uma conversa. A mídia social tem a ver com ser reativo, então você precisa estar disponível para participar da discussão quando as pessoas responderem às suas postagens.

Quanto mais rápido você responder às postagens e comentários, mais reativa e humana sua marca parecerá e mais sua comunidade crescerá.

Com que frequência você deve postar no Facebook?

As recentes mudanças no algoritmo do feed de notícias do Facebook visam reduzir o “vazio” para seus usuários e encorajar interações reais entre eles.

Conheça seu público com o Facebook Page Insights para ver quem está visualizando e interagindo com seu conteúdo.

Gráfico de Engajamento - Facebook
Gráfico de Engajamento – Facebook. Fonte: Sprout

Produza conteúdo de qualidade

Adequado à plataforma e que você se sinta confortável em criar. Não adianta fazer vídeos de baixa qualidade se você for mais hábil em redação ou design gráfico. Como alternativa, tente transmitir Vídeos ao vivo do Facebook se você acha que isso se adequa à sua marca.

Experimente sua programação de conteúdo

Até encontrar o que funciona melhor para você e seu público. Em última análise, tentativa e erro é a melhor maneira de descobrir com que frequência postar no Facebook.

Com que frequência você deve postar no Twitter?

O Twitter também introduziu mudanças em sua política para tratar dos problemas de automação excessiva e spam. Assim como o Facebook, o Twitter deseja que seus usuários tenham uma boa experiência na rede.

Então, como você pode fornecer isso sem postar em excesso?

Gráfico de Engajamento - Twitter
Gráfico de Engajamento – Twitter. Fonte: Sprout

Varie seu conteúdo

  • Crie postagens com imagens, GIFs ou vídeos.
  • Faça perguntas para iniciar conversas.
  • Compartilhe citações para inspirar.
  • Use hashtags e menções para um alcance mais amplo.
  • Organize conteúdo de outras fontes em seu setor.

Publique conteúdo em momentos diferentes 

Veja o que funciona melhor para você e seus clientes. Você ainda pode usar as ferramentas de agendamento para postar 24 horas por dia, quando você pode estar dormindo, mas seu público está acordado. Lembre-se de acompanhar as conversas quando voltar e permanecer autêntico.

Rastreie suas análises no Twitter para ver o que está funcionando – e o que não está – com seus tweets e seu público. Aproveite as ferramentas adicionais de relatórios de mídia social para se aprofundar.

Com que frequência você deve postar no Instagram?

O Instagram também fez mudanças, principalmente substituindo sua API antiga e introduzindo uma nova API que permite a publicação direta de fotos em Perfis de Negócios.

O Instagram é uma plataforma visual, então qual é a melhor maneira de usá-lo para sua marca?

Gráfico de Engajamento - Instagram
Gráfico de Engajamento – Instagram. Fonte: Sprout

Publique fotos e vídeos de alta qualidade

Apresente seu produto ou serviço da melhor maneira possível. Ninguém quer ver fotos granuladas ou assistir a vídeos com baixa qualidade de som. 

Você tem que projetar uma imagem profissional para sua marca. Lembre-se de adicionar hashtags e menções em sua descrição.

Leve o seu público aos bastidores

Dê a eles um gostinho de como é trabalhar na sua empresa. Ou o que acontece na cantina. Dê vida às fotos de sua marca com experiências da vida real. Lembre-se de que a autenticidade é tudo .

Stories do Instagram 

Poste novos conteúdos todos os dias, pois eles desaparecem após 24 horas.

Os Stories aparecem no topo do feed de notícias, então você tem uma excelente oportunidade de chamar a atenção do seu público assim que ele abrir o aplicativo móvel. 

E se o seu conteúdo for de alto nível, você fará com que as pessoas anseiem por sua atualização diária.

Analise seu desempenho

Você só descobrirá o que funciona para você e seus clientes por meio de testes e medições de resultados. Se você tem um perfil de negócios no Instagram, pode fazer isso no aplicativo com o Instagram Insights. 

Da mesma forma, se você quiser se aprofundar no desempenho de seus clientes no Instagram, pode realizar uma auditoria no Instagram para obter uma imagem mais clara de como está o resultado do seu conteúdo.

Com que frequência você deve postar no LinkedIn?

O LinkedIn está se tornando uma plataforma mais prática que recompensa postagem e engajamento consistentes.

Gráfico de Engajamento - LinkedIn
Gráfico de Engajamento – LinkedIn. Fonte: Sprout

Escreva postagens somente de texto  

Isso gera mais engajamento na plataforma. Você pensaria que imagens ou vídeos seriam melhores, mas foi descoberto que somente textos funcionam melhor.

Use emojis e ícones em suas postagens  

Use principalmente para quebrar textos e fazer suas postagens serem mais chamativas e se destacarem no feed de notícias.

Use o vídeo nativo do LinkedIn

Em vez de compartilhar um link de um vídeo no YouTube ou Vimeo, use a plataforma de vídeos do LinkedIn, pois eles gostam de manter o conteúdo independente em sua plataforma, em vez de criar links para recursos externos.

O LinkedIn gosta de bons comentários

Como o Facebook, se sua postagem receber bons comentários, o LinkedIn começará a compartilhá-la com um público maior, para que você obtenha mais visualizações, engajamento e compartilhamentos.

Utilize hashtags no LinkedIn

Alcance um público mais amplo com seu conteúdo. Com as hashtags ganhando mais força do que nunca, aprender a usa-las no LinkedIn é um caminho válido para alcançar um envolvimento maior em suas postagens.

Conclusão

Resumindo, não há formula mágica ao decidir com que frequência postar nas redes sociais e você não precisa necessariamente postar em um determinado momento. 

O segredo é postar conteúdo relevante e de qualidade de maneira consistente e ficar de olho nos momentos em que seu público se envolve com seu conteúdo.

E agora, a pergunta é para você: qual frequência de postagem em mídia social funciona para sua marca ou clientes? ????

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Isac Junior

Sou analista de sistemas formado pelo Centro Universitário Eniac. Atualmente presto suporte técnico aos usuários, realizo consultorias em TI e desenvolvo sites com WordPress. Sou redator independente no Blog JrDevDigital, relatando minhas experiências na área de TI!


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