O Marketing Digital pode ser amplamente dividido em 7 categorias principais, incluindo: Otimização de mecanismos de pesquisa, pagamento por clique, marketing de mídia social, marketing de conteúdo, marketing por email, marketing móvel, análise de marketing.
Na última década, o marketing digital se tornou um componente vital na estratégia geral de marketing das organizações. Ele permite que as empresas personalizem as mensagens para atingir um público específico, tornando possível o mercado diretamente para pessoas que provavelmente estarão interessadas em seu produto.
O marketing digital engloba uma ampla variedade de táticas e tecnologias de marketing usadas para atingir os consumidores online.
Um reitor associado aos programas de negócios da Southern New Hampshire University (SNHU), Dr. Mark Hobson, disse que embora o marketing digital pareça um novo mundo, na verdade ele se baseia em muitos dos princípios familiares aos profissionais de marketing tradicionais e requer tanto conhecimento básico de marketing quanto técnico.
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Tipos de marketing digital
1 – Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
O objetivo do SEO é fazer com que uma empresa tenha uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa do Google, aumentando o tráfego do mecanismo de pesquisa para o site da empresa.
Para conseguir isso, os profissionais de marketing de SEO pesquisam palavras e frases que os consumidores estão usando para pesquisar informações online e usam esses termos em seu próprio conteúdo.
De acordo com o “Guia do Iniciante em SEO” da empresa líder de software de SEO Moz, o SEO engloba muitos elementos, desde as palavras em suas páginas da web, até a forma como outros sites se conectam a você na web e como seu site está estruturado.
Um especialista em SEO pode ganhar cerca de R$ 47.500 anuais, de acordo com Vagas.com.

Então, quais são algumas coisas que podem melhorar o SEO de um site? É importante entender que uma das coisas que torna o SEO desafiador é que a resposta a essa pergunta sempre depende do Google e de seu algoritmo mais atual.
Tendo isso em mente, aqui estão algumas das coisas mais importantes para estrategistas de SEO e profissionais de marketing em geral entenderem como o SEO funciona hoje, do Moz’s – O Guia do Iniciante para SEO:
- Indexação de conteúdo – é importante permitir que os mecanismos de pesquisa “leiam” claramente o conteúdo do seu site, fazendo coisas como adicionar texto alternativo para imagens e transcrições de texto para conteúdo de vídeo e áudio.
- Boa estrutura de links – é importante que os mecanismos de pesquisa possam “rastrear” a estrutura do seu site para encontrar facilmente todo o conteúdo nele. Há muitas coisas que um especialista em SEO pode fazer para formatar links, URLs e sitemaps de forma adequada para torná-los mais acessíveis aos rastreadores de sites.
- Palavras-chave e segmentação por palavras-chave – Implementar corretamente suas palavras-chave – ou seja, os termos de pesquisa pelos quais você deseja que seu site seja encontrado – em seu conteúdo e cabeçalhos é um dos blocos de construção fundamentais de SEO. Escrever conteúdo de alta qualidade que use palavras-chave nos cabeçalhos e algumas vezes no conteúdo da página rastreável agora é considerado uma prática recomendada e fará com que as páginas tenham uma classificação melhor nos resultados de pesquisa.

2 – Pay-per-Click (CPC)
Custo-por-clique em português, refere-se a anúncios pagos e resultados de mecanismos de pesquisa promovidos. Esta é uma forma de marketing digital de curto prazo, o que significa que, quando você não paga mais, o anúncio não existe mais. Assim como o SEO, o CPC é uma forma de aumentar o tráfego de pesquisa para um negócio online.
O pagamento por clique pode se referir aos anúncios que você vê no topo e nas laterais de uma página de resultados de pesquisa, os anúncios que você vê enquanto navega na web, anúncios antes dos vídeos do YouTube e em anúncios em aplicativos móveis.
Uma das outras coisas que diferenciam o pagamento por clique do SEO é que você paga apenas pelos resultados. Em um modelo CPC típico, como uma campanha do Google AdWords, você pagará apenas quando alguém clicar em seu anúncio e acessar seu site.
Você pode gastar quase qualquer quantia de dinheiro em publicidade paga por clique. Algumas empresas podem ver resultados investindo apenas algumas centenas de reais, enquanto muitas outras grandes empresas gastam dezenas de milhares por mês.

Quanto custa executar um anúncio ou promover seus resultados de pesquisa dependerá principalmente de quanta competição existe por suas palavras-chave.
Palavras-chave de alta competição (ou seja, palavras-chave que muitas pessoas estão procurando e que muitos sites estão tentando encontrar) serão mais caras e os termos de concorrência mais baixos provavelmente custarão menos.
Ao configurar uma campanha de pagamento por clique, você também poderá escolher se deseja que seu anúncio ou os resultados promovidos sejam exibidos para usuários em todo o mundo ou apenas em uma área geográfica específica.
Se você estiver fazendo marketing de uma empresa física, essa capacidade de personalizar por local ajuda a não desperdiçar dinheiro em anúncios publicitários, veiculando os anúncios somente para usuários que moram perto de sua empresa, de acordo com o Google.

3 – Marketing de mídia social
Isso inclui tudo que uma empresa faz por meio de canais de mídia social. Quase todo mundo está familiarizado com a mídia social, mas os profissionais de marketing devem encarar o social com uma abordagem integrada e estratégica. O marketing de mídia social vai muito além de simplesmente criar postagens para canais sociais e responder a comentários.
Para serem eficazes, os esforços devem ser coordenados e consistentes, e não posteriores. Para ajudar a manter as postagens consistentes, existem muitas ferramentas online disponíveis para automatizar e agendar postagens nas redes sociais, embora os profissionais de marketing devam usar a automação apenas como uma ferramenta, não como uma solução de “configurar e esquecer”.
Os usuários descobrirão rapidamente se não houver uma pessoa real por trás das postagens.

Os profissionais de marketing de mídia social não devem ficar separados de outras funções de marketing. Os profissionais de marketing social precisam trabalhar com a equipe de marketing mais ampla da empresa para coordenar sua mensagem em todas as plataformas, on-line e off-line, de modo que cada parte da marca conte a mesma história.
Uma parte crucial do marketing de mídia social é a análise: os profissionais de marketing de mídia social também devem ser experientes na análise do desempenho de suas postagens e na criação de estratégias com base nesses dados.
Outra razão para os profissionais de marketing estarem medindo e rastreando consistentemente suas campanhas é que esses dados permitem que os profissionais de marketing demonstrem à liderança da empresa que seus esforços estão levando os usuários a se envolverem com a marca e, eventualmente, convertendo usuários em clientes, agregando valor à empresa.

4 -Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo usa narrativa e compartilhamento de informações para aumentar o conhecimento da marca. Em última análise, o objetivo é que o leitor execute uma ação para se tornar um cliente, como solicitar mais informações, inscrever-se em uma lista de e-mail ou fazer uma compra.
“Conteúdo” pode significar postagens em blogs, recursos como e-books, vídeos, podcasts e muito mais. Em geral, deve antes de mais nada agregar valor ao consumidor, e não apenas anunciar a marca ou tentar fazer uma venda.
O marketing de conteúdo é sobre a construção de um relacionamento sustentável e confiável com seus clientes que pode potencialmente levar a muitas vendas ao longo do tempo, não apenas na realização de uma única conversão.
Artigos e Postagens Criação de Vídeos e Tutoriais
O marketing de conteúdo funciona em simbiose com outros tipos de marketing digital: é uma maneira de incorporar termos de pesquisa de SEO em novos conteúdos de sites, e o conteúdo criado pode ser compartilhado como postagens de mídia social e publicações de marketing por e-mail.
Analisar os dados de seu marketing de conteúdo pode dizer muito sobre seus clientes: o que eles procuram quando chegam ao seu site? Que tipo de conteúdo os fazem permanecer no site por mais tempo e continuar procurando? Que tipos os fazem perder o interesse e navegar para longe?
Ao contrário de um método como o CPC, o marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo. Com o tempo, os profissionais de marketing constroem uma biblioteca de conteúdo (texto, vídeo, podcasts etc.) que continuará a trazer usuários ao site por meio de mecanismos de pesquisa.

Essa biblioteca de conteúdo também ajuda a promover o conhecimento de sua marca e aumenta seu perfil como recurso de informação. E se os usuários estiverem visitando seu site para obter informações, o ideal é que eles se lembrem de você como uma autoridade na hora de fazer uma compra.
O marketing de conteúdo é um ótimo meio para quem gosta de escrever e / ou produzir vídeo e áudio. Mas, como acontece com o marketing digital em geral, também exige fortes habilidades estratégicas e analíticas.
5 – Marketing de email
Mesmo com o surgimento das mídias sociais, aplicativos móveis e outros canais, o e-mail ainda é uma das técnicas de marketing mais eficazes! Pode fazer parte de uma estratégia de marketing de conteúdo, fornecendo valor aos consumidores e, com o tempo, convertendo um público em clientes.
Os profissionais de marketing por e-mail não apenas sabem como criar campanhas atraentes, mas também entendem o alcance ideal do público e são habilidosos em analisar as interações e dados do cliente e tomar decisões estratégicas com base nesses dados.

O software de marketing por e-mail pode oferecer muitas medidas analíticas diferentes, mas duas que os profissionais de marketing estão sempre se esforçando para melhorar são a taxa de abertura – a porcentagem de destinatários que abriram o e-mail – e a taxa de cliques – o número de destinatários que abriram o e-mail e clicaram um link no e-mail.
De acordo com a empresa líder de software de marketing por e-mail, Constant Contact, há muitas coisas que os profissionais de marketing podem fazer para tornar seus e-mails mais atraentes para os usuários e com maior probabilidade de serem abertos. Esses incluem:
- Crie um Senso de Urgência – Escrever uma cópia de e-mail que avise seus destinatários que o tempo está se esgotando para obter uma oferta especial ou que há apenas um número limitado de ofertas disponíveis pode aumentar o número de pessoas que clicam em seu site.
- Personalize seu e-mail – Configurar seus e-mails e linhas de assunto para incorporar o nome do destinatário é uma forma comprovada de aumentar as taxas de abertura e cliques. (Um exemplo de linha de assunto: “Katie, uma oferta especial só para você.”)
- Permitir que os destinatários definam suas preferências – permitir que os usuários especifiquem com que frequência desejam receber notícias suas pode ajudar a manter alguns de seus assinantes de e-mail inscritos em sua lista e clicando em seus e-mails.

6 – Mobile Marketing
Este tipo de marketing digital é focado em atingir seu público-alvo em seus smartphones ou tablets. O marketing móvel alcança as pessoas por meio de mensagens de texto, mídia social, sites, e-mail e aplicativos móveis. Os profissionais de marketing podem personalizar ofertas ou conteúdo especial para uma localização geográfica ou hora, como quando um cliente entra em uma loja ou entra em um evento.
De acordo com um artigo recente do AgênciaBrasil, os consumidores no Brasil passam cerca de 3hrs à 4hrs por dia em seus telefones. Isso representa um aumento de 35% em relação a 2017. Os usuários também estão gastando muito mais tempo em aplicativos do que em navegadores móveis ou assistindo televisão.
Cerca de 32% do tempo é gasto com aplicativos de entretenimento como Netflix e Globoplay, sendo o restante gasto no aplicativo móvel do Facebook, em outros aplicativos sociais e de mensagens e em aplicativos de jogos, de acordo com o artigo do Agencia Brasil.
Ainda sobre a pesquisa, foi relatado que houve um aumento de 32% de compras em um dispositivo móvel, muito devido ao fator pandemia e a necessidade dos lojistas migraram parte de suas operações para o digital.

7 – Análise de Marketing
Uma das principais vantagens do marketing digital é que ele é altamente rastreável e mensurável. Antigamente, as únicas peças de marketing rastreáveis eram cupons e ofertas de mala direta ou semelhantes. Se um cliente usou o cupom, você sabia que a estratégia funcionava.
Hoje, a análise permite que os profissionais de marketing rastreiem o comportamento do usuário em um nível altamente detalhado: quantas vezes eles clicam em um link, quanto tempo passam em uma página da web, com que frequência abrem e-mails e muito mais.
Mas a vasta quantidade de informações disponíveis sobre o desempenho do marketing digital pode parecer beber de uma mangueira de incêndio, e os profissionais de marketing devem ser capazes de realmente entender o que os dados significam e como eles devem informar a estratégia.
Isso não apenas permite que os profissionais de marketing aprendam o que é bem-sucedido com os consumidores e adaptem suas mensagens de marketing no futuro, mas também significa que podem demonstrar seu valor para a empresa.
Entender todos esses dados e usá-los para tomar decisões estratégicas é uma parte importante do trabalho de um profissional de marketing digital e que o diferencia de seus colegas tradicionais.

Existem muitas ferramentas disponíveis para medir o sucesso das campanhas de marketing digital, e muitos profissionais de marketing usarão alguma combinação dessas ferramentas, dependendo de suas necessidades e de seu público.
Uma das ferramentas mais utilizadas para análise de marketing é o Google Analytics, que pode ser personalizado de maneiras quase infinitas para medir o desempenho de seu site, quais palavras-chave estão trazendo usuários para seu site, como os usuários estão navegando em seu site e muito mais.
Ter análises boas e precisas e habilidades para interpretá-las pode ajudar os profissionais de marketing a “fracassar rapidamente”, cortando rapidamente campanhas que não estão funcionando e criando campanhas melhores em torno de conceitos que têm um histórico comprovado de sucesso.

Habilidades de marketing digital
A necessidade de estar onde os clientes estão o tempo todo significa que os profissionais de marketing digital têm uma responsabilidade significativa de estarem sintonizados com as mudanças na tecnologia, mídia social e software.
A tecnologia muda rapidamente; o aplicativo de mídia social popular de hoje pode ser abandonado no próximo ano, mas muitos dos princípios básicos do marketing permanecem os mesmos.
No entanto, algumas peças importantes do quebra-cabeça do marketing não mudaram desde os dias em que as empresas anunciavam principalmente na mídia impressa, no rádio e na TV. Todos os profissionais de marketing precisam de fortes habilidades de comunicação e uma base sólida nos princípios de marketing.

Se você não tem seu empreendimento disponível nas buscas no Google, recomendo que leia sobre o assunto disponível no artigo “5 Benefícios do Google Meu Negócio para o seu Empreendimento”. Esse tipo de Marketing é conhecido Otimização de Conteúdo Local (SEO Local).
Nós na JrDevDigital trabalhamos com esse tipo de serviço em conjunto com a criação de sites, otimizando o conteúdo regionalmente.
Se quiser nos contatar, acesse a pagina de contato ou então nos envie uma mensagem via WhatsApp. Até a próxima!