Capa artigo Manutenção Preventiva

8 Dicas para manutenção preventiva em computadores e notebooks

Manutenção Preventiva para Computadores: Veja 8 dicas fundamentais para manter o bom funcionamento do seu computador.

Computadores! Podemos usá-los para muitas coisas… Para lazer, para trabalho, para relacionamento social, para assistir vídeos no YouTube, sim, eles são bastante úteis.

Se você já usou um computador ou notebook, sabe que deve cuidar dele o máximo possível. Além disso, são dispositivos bastante complexos e essa complexidade exige cuidados redobrados.

Se você usa computadores, especialmente para o trabalho, será sempre uma boa ideia ter algum profissional por perto que realize manutenção de computadores.

Mas, além disso, você deve ter alguns bons hábitos no seu dia a dia para ajudar a manter o computador saudável.

Neste artigo, veremos algumas dicas para manutenção preventiva de computadores. Aqui vamos nós!

1 – Use um bom antivírus e um bom firewall

É um pouco como tomar uma vacina para o computador ou colocar o casaco e o cachecol no computador.

Com um bom antivírus e um bom firewall – alguns antivírus farão as duas coisas – será mais difícil para o malware (vírus, cavalos de Troia, spyware, etc.) entrar no seu computador, por isso ficará mais protegido.

Além disso, você deve se lembrar que a navegação segura protege você desse tipo de programas maliciosos; caso contrário, você pode não conseguir impedir todas as ameaças.

Antivírus e Firewall
Antivírus e Firewall são essenciais para manter o computador seguro

2 – Seu software deve ser atualizado

As atualizações de software (e especialmente quando se trata do sistema operacional) introduzem melhorias nos programas e geralmente aumentam sua segurança.

Portanto, recomendamos que você as realize (se forem manuais) ou que verifique se estão sendo realizadas (se se tratam de atualizações automáticas).

Como vou saber se estão sendo realizados? Bem, faça alguma pesquisa sobre o seu sistema operacional e você encontrará a resposta.

Atualizações
Manter seu computador, celular, aplicativo ou site atualizado evita problemas de segurança e melhora o desempenho do sistema

3 – Faça uma limpeza digital (Manutenção Lógica)

Você Tem Software Em Seu Computador Que Não Usa Há Muito Tempo? Tem Certeza De Que Realmente Precisa Desse Software?

Mesmo que você não saiba disso, alguns programas podem estar sendo executados sempre que o sistema operacional é iniciado e podem estar sendo executados “em segundo plano”, o que significa que consomem recursos , por exemplo, a Memória RAM.

Verifique isso corretamente e remova os programas que não está usando agora e não usará no futuro. Seu computador vai agradecer por isso.

Recomendo que utilize ferramentas de limpeza e desfragmentação para auxiliar esse serviço.

2 Bons Softwares para essas tarefas são o CCleaner e o Defraggler.

Manutenção
Realize manutenções e otimizações de software. Para isso eu recomendo usar o CCleaner e Defraggler.

CONFIRA TAMBÉM…

4 – Faça cópias de segurança

Você tem material em seu computador que é essencial para você? Bem, então você já sabe o que precisa fazer, fique com ele!

Quando se trata de computadores, pode haver uma possível perda de dados, que pode ocorrer por vários motivos, como danos ao hardware ou a presença de malware.

Fazer backups regulares e mantê-los em um local seguro é uma boa maneira de se proteger contra esses tipos de coisas…

Backup de Dados
O Backup é a melhor maneira de guardar e recuperar arquivos importantes

5 – Desligue o computador usando o sistema operacional

Você costuma desligar o computador pressionando o botão liga / desliga? Você está tão ocupado que não consegue desligá-lo usando o sistema operacional?

Um desligamento repentino do seu computador pode causar danos diferentes, tanto no software quanto em algumas partes do hardware do computador – por exemplo, o disco rígido – então, a menos que você tenha que correr para apagar um incêndio ou algo semelhante, é melhor desligá-lo usando o sistema operacional.

Desligar o computador
Desligar o computador é a maneira mais efetiva de limpar a memória RAM, favorecendo no funcionamento correto na próxima vez que o sistema iniciar. Isso também corrige erros de aplicativos não executados corretamente

6 – Limpe seu computador

Se um computador, e especialmente dentro, acumular poeira, isso pode criar um mau funcionamento nos ventiladores que o refrigeram, o que criará superaquecimento.

E você sabe o que o superaquecimento trará? Isso danificará os componentes do computador.

Pronto, mantenha seu computador limpo e longe de poeira e sujeira para evitar danos e, assim, evitar perder tempo e dinheiro.

Limpeza de Computadores
Realizar uma limpeza completa de componentes de tempos em tempos, evita problemas de superaquecimento, funções mecânicas e de oxidação de peças

7 – Mantenha os líquidos longe do seu computador

Sua mesa não é um bar! Se você costuma acumular garrafas, copos, etc., em torno de seus computadores, então essas coisas provavelmente vão acabar derramando e causando alguns danos aos seus componentes. Lembre-se de que os computadores não são peixes; eles não gostam de água ou qualquer outro líquido; então você deve mantê-los longe deles.

Líquidos no Computador
Evite ficar próximo de componentes líquidos. As peças do computador ou notebook são baseadas em metais, logo o contato com a água faz estragos irreversíveis!

8 – Cuidado com temperaturas excessivas

Seu computador não é uma grade. E como não é um grelhador, não é necessário aumentar a temperatura como se fosse cozinhar alguma coisa.

Além dos bons hábitos que já mencionamos, como mantê-lo limpo, existem algumas práticas comuns que manterão seu computador longe de temperaturas inadequadas, como evitar o sol no verão e evitar o uso em determinadas situações, como dentro de um veículo fechado quando a temperatura é excessiva.

Mantenha seu computador frio
Mantenha seu computador longe de qualquer fonte de calor!

NÃO SABE REALIZAR OS PASSOS ACIMA E MORA EM ARUJÁ E REGIÃO?

Solicite um orçamento de manutenção preventiva ou manutenção completa na JrDevDigital.

Realizamos os serviços por um preço bastante competitivo na região de Arujá e do Alto Tiete, prezando sempre pela satisfação e experiência do cliente.

No mais, acompanhe, comente e compartilhe nosso conteúdo, disponível no link abaixo. Até mais!

Acompanhe nosso blog para mais novidades sobre Desenvolvimento de Software, Marketing Digital e Tecnologia!

9cb44f51fd8a3488cc7ddb366d3bba12?s=130&r=g

Isac Junior

Sou analista de sistemas pelo Centro Universitário Eniac. Atualmente desenvolvo aplicações Android e sites com WordPress, sendo redator independente no Blog JrDevDigital, relatando minhas experiências na área de TI!


5 1 voto
Deixe sua avaliação.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha (Inline)
Ver todos os comentários
NLW 5 – Next Level Week – Rocketseat Home Office Produtivo – Melhores Produtos Amazon Ofertas de Xbox Series X | S na Amazon Brasil Como migrar mensagens do WhatsApp para Telegram 7 Extensões do Chrome e Firefox para Desenvolvedores Web Adobe Flash Player Descontinuado: Relembrando os Jogos
Tipos de Marketing Digital Melhor Horário para Redes Sociais Google My Business e o SEO Local