Engajar Significado

Engajar: Significado e como aumentar seu engajamento nas redes sociais em 2021

Veja dicas para trabalhar o SEO de Redes Sociais, o engajamento! Com essas dicas sua empresa ou perfil pessoal irá alavancar em visitas e vendas!

Com a crescente demanda por negócios digitais, vemos que o engajamento tem sido parte vital da estratégia de pequenas e grandes empresas. Mas afinal, o qual a definição de engajamento?

Conceito de Engajamento

Engajar possui alguns significados diferentes dependendo do contexto em que se encontra. Mas levaremos em conta somente o que está de acordo com o assunto do artigo, o Marketing Digital e as Redes Sociais.

Nesse contexto, o termo significa interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e alcance) da empresa com seu cliente e/ou colaboradores.

Por se tratar de um “Empenho por uma Causa”, entende-se que o fato de gerar conteúdo com alto valor para determinado publico é ideal para fidelizar clientes de seu nicho, já que o mesmo estará comprometido em comprar com você.

Engajamento
As redes sociais tem um potencial de grande valor por parte das empresas

Redes Sociais para Empresas

Conheça algumas vantagens das redes sociais para empresas e como esse perfil pode te ajudar a ter melhores resultados na internet

Aumento de Tráfego

Se você possui um site, provavelmente está pensando em aplicar conceitos de SEO. Com as redes sociais é possível você ter vários backlinks que apontam para o seu negócio.

Na prática, uma rede social bem estruturada é como um “catalisador de trafego”, direcionando e difundindo o conteúdo da empresa organicamente, trazendo beneficio para ambos(site e redes sociais).

Se você ainda não possui um site, solicite um orçamento sem compromisso conosco, clicando aqui.

Aumento de Trafego
As redes sociais podem aumentar o trafego orgânico do seu site ao mesmo tempo que crescem os seus perfis

Consolidação da Marca

Um dos maiores objetivos de uma empresa é o reconhecimento de sua marca no mercado. Com as redes sociais é mais fácil trabalhar com o lado humano da marca, aproximando clientes e possíveis compradores através de postagens e vídeos.

Um bom exemplo de ter sua marca lembrada é utilizar os sentimentos como o carisma e a empatia. Veja abaixo alguns comerciais que trabalharam no Engage correto, e que viralizaram nas redes sociais, aumentando a consolidação das marcas no mercado:


Comercial Nike – Copa do Mundo 2014


Comercial Bradesco – 2021


Prospecção de novos clientes

Totalmente ligado ao tópico anterior, a prospecção de novos consumidores através das mídias digitais é vital para o negócio.

Hoje em dia com a concorrência em alta em muitos setores, é preciso criar conteúdo diferenciado e com alto valor, acrescentando um pouco na vida de seus seguidores, seja em conhecimento, motivação, ou em ideais compatíveis com suas personas.

Isso ira atrair novos seguidores e certamente, novos clientes!

Fidelização e satisfação de clientes

As formas de contato direto entre o cliente e a empresa praticamente não existiam. Isso prejudicava os consumidores, que não possuíam voz ativa.

Com o surgimento das redes sociais para empresas, não existem mais barreiras. As avaliações, mensagens, curtidas e comentários permitem uma maior intimidade na hora de fidelizar prospectos.

Muitos clientes valorizam as empresas que recebem seus feedbacks e que gostam de utiliza-los para melhorias em seus serviços e produtos, aumentando consideravelmente a satisfação geral.

satisfacao
A satisfação do cliente pode ser melhor trabalhada através das mídias sociais

Maior conhecimento sobre sua persona (publico alvo)

Conhecer bem o seu publico alvo é fundamental para o seu sucesso digital.

Com as ferramentas de enquetes e quiz, é possível extrair características leves e profundas, destrinchando o seu negócio em vários níveis, trabalhando desde o topo do funil até a base.

Tudo isso é possível através das métricas. Esses dados se bem utilizados, podem contribuir na criação de conteúdos exclusivos, remarketing e campanhas direcionadas.

Como aumentar o engajamento nas redes

Explicado o papel das redes sociais nas empresas, destacaremos algumas técnicas que podem aumentar seu engajamento, elevando as chances de fechar novos contratos e conseguir mais seguidores!

Hashtags

As hashtags são o principal meio de atrair trafego orgânico para sua rede social. Seu valor é tão grande, que a combinação correta de hashtags podem gerar publicações virais.

Porém essa tarefa nem sempre é fácil, principalmente se você está iniciando seu perfil e ainda não possui uma quantidade suficiente de seguidores para se ter uma analise correta das métricas.

Hashtags
As Hashtags tem um grande potencial de SEO Orgânica nas redes sociais

Para facilitar a combinação de hashtags, deixaremos abaixo 2 opções para buscas de tags, de acordo com palavras-chave ou temas:

Leetags (Android e IOS)

Display Purposes (Website)

Stories

Uma função que surgiu em um aplicativo para celular, e que rapidamente foi difundida por diversas redes sociais é o story.

Stories, Status ou ainda Vídeos Curtos, são sequencias de conteúdo, distribuídos brevemente em textos, áudios ou vídeos. Atualmente são meios de consumo muito importantes, perdendo apenas para o conteúdo em feed (linha do tempo)

Com os Stories é possível criar promoções, enquetes, chamadas para ação e interações curtas, fortalecendo novamente o lado “humanizado” de sua empresa.

Melhores horários para postar

Nós já escrevemos sobre esse assunto, ao qual te convido para conferir em: A Frequência Ideal e os Horários para Postar nas Redes Sociais em 2021.

Apresentando um breve resumo sobre o assunto, algumas empresas do ramo de Marketing Digital como a Sprout Social e a Oberlo, realizaram um estudo em que foi comprovado através de métricas, os melhores horários para se postar em cada rede social.

Recomendo que você acesse o post na integra para conhecer os horários e a frequência de postagem.

Qualidade da postagem

Mais importante do que a frequência de postagem, é a qualidade do post. Em geral, esse tópico costuma ser relativo, mas temos algumas dicas, baseadas em observações das publicações com muito engajamento.

Qualidade de Postagens - Social Media
Trabalhar as dicas de qualidade básica de uma postagem favorece no SEO

1.Escolher boas fotos, com iluminação boa e de preferencia conectadas ao assunto do post;

2. Escolher vídeos curtos, com bom áudio e trabalhando com o carisma e a empatia da sua persona de acordo com o assunto (utilize como inspiração os vídeos das grandes marcas presente neste artigo);

3.Escrever a legenda ou descrição (imagens e vídeos), além de ter sempre um texto alternativo para a mídia do post. As redes sociais e os buscadores como o Google, valorizam muito a acessibilidade na hora de difundir o seu conteúdo organicamente;

4.Utilizar Hashtags, sempre destacando o assunto da sua postagem e suas possíveis ramificações.

5.Utilize a localização caso queira trabalhar o SEO Local de sua empresa ou marca, fortalecendo sua autoridade regional.

6. Compartilhe o assunto em várias redes sociais e escreva sobre o assunto, fazendo backlinks que apontem para sua postagem.

Interagir com seus seguidores

Sempre interaja com seus seguidores, seja por meio de vídeos, stories, lives, postagens, ofertas, perguntas e respostas entre outros.

Aproveite todas as ferramentas que as redes sociais oferecem para estar presente na vida dos seus clientes. Esse é o SEGREDO MAIS IMPORTANTE PARA AUMENTAR ENGAJAMENTO!

Faça Collab com outras empresas de ramo semelhante (DICA BÔNUS)

Essa dica final é uma das mais vantajosas a médio/longo prazo. Com o reconhecimento de sua marca na internet, surgirão muitas oportunidades de parceiras e Collabs.

Funciona da seguinte maneira: sua empresa faz uma participação especial em alguma postagem de um parceiro comercial, logo você pode adquirir novos seguidores e clientes, oriundos dessa nova fonte.

Mas atenção! Sempre que fizer um Collab, reserve um espaço para o seu parceiro comercial em suas mídias sociais, sendo interessante avaliar se os nichos se correspondem, como por exemplo: Tecnologia e Games são correspondentes.

Acredito que com essas dicas, sua empresa ou perfil pessoal irá receber mais engajamento e maior sucesso no mundo digital!

Não deixe de nos acompanhar em nossas Redes Sociais. Links no final da página. Até a próxima!

Acompanhe nosso blog para mais novidades sobre Desenvolvimento de Software, Marketing Digital e Tecnologia!

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Isac Junior

Sou analista de sistemas formado pelo Centro Universitário Eniac. Atualmente presto suporte técnico aos usuários, realizo consultorias em TI e desenvolvo sites com WordPress. Sou redator independente no Blog JrDevDigital, relatando minhas experiências na área de TI!


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