Veja dicas para trabalhar o SEO de Redes Sociais, o engajamento! Com essas dicas sua empresa ou perfil pessoal irá alavancar em visitas e vendas!
Com a crescente demanda por negócios digitais, vemos que o engajamento tem sido parte vital da estratégia de pequenas e grandes empresas. Mas afinal, o qual a definição de engajamento?
Conceito de Engajamento
Engajar possui alguns significados diferentes dependendo do contexto em que se encontra. Mas levaremos em conta somente o que está de acordo com o assunto do artigo, o Marketing Digital e as Redes Sociais.
Nesse contexto, o termo significa interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e alcance) da empresa com seu cliente e/ou colaboradores.
Por se tratar de um “Empenho por uma Causa”, entende-se que o fato de gerar conteúdo com alto valor para determinado publico é ideal para fidelizar clientes de seu nicho, já que o mesmo estará comprometido em comprar com você.

Redes Sociais para Empresas
Conheça algumas vantagens das redes sociais para empresas e como esse perfil pode te ajudar a ter melhores resultados na internet
Aumento de Tráfego
Se você possui um site, provavelmente está pensando em aplicar conceitos de SEO. Com as redes sociais é possível você ter vários backlinks que apontam para o seu negócio.
Na prática, uma rede social bem estruturada é como um “catalisador de trafego”, direcionando e difundindo o conteúdo da empresa organicamente, trazendo beneficio para ambos(site e redes sociais).
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Consolidação da Marca
Um dos maiores objetivos de uma empresa é o reconhecimento de sua marca no mercado. Com as redes sociais é mais fácil trabalhar com o lado humano da marca, aproximando clientes e possíveis compradores através de postagens e vídeos.
Um bom exemplo de ter sua marca lembrada é utilizar os sentimentos como o carisma e a empatia. Veja abaixo alguns comerciais que trabalharam no Engage correto, e que viralizaram nas redes sociais, aumentando a consolidação das marcas no mercado:
Comercial Nike – Copa do Mundo 2014
Comercial Bradesco – 2021
Prospecção de novos clientes
Totalmente ligado ao tópico anterior, a prospecção de novos consumidores através das mídias digitais é vital para o negócio.
Hoje em dia com a concorrência em alta em muitos setores, é preciso criar conteúdo diferenciado e com alto valor, acrescentando um pouco na vida de seus seguidores, seja em conhecimento, motivação, ou em ideais compatíveis com suas personas.
Isso ira atrair novos seguidores e certamente, novos clientes!
Fidelização e satisfação de clientes
As formas de contato direto entre o cliente e a empresa praticamente não existiam. Isso prejudicava os consumidores, que não possuíam voz ativa.
Com o surgimento das redes sociais para empresas, não existem mais barreiras. As avaliações, mensagens, curtidas e comentários permitem uma maior intimidade na hora de fidelizar prospectos.
Muitos clientes valorizam as empresas que recebem seus feedbacks e que gostam de utiliza-los para melhorias em seus serviços e produtos, aumentando consideravelmente a satisfação geral.

Maior conhecimento sobre sua persona (publico alvo)
Conhecer bem o seu publico alvo é fundamental para o seu sucesso digital.
Com as ferramentas de enquetes e quiz, é possível extrair características leves e profundas, destrinchando o seu negócio em vários níveis, trabalhando desde o topo do funil até a base.
Tudo isso é possível através das métricas. Esses dados se bem utilizados, podem contribuir na criação de conteúdos exclusivos, remarketing e campanhas direcionadas.
Como aumentar o engajamento nas redes
Explicado o papel das redes sociais nas empresas, destacaremos algumas técnicas que podem aumentar seu engajamento, elevando as chances de fechar novos contratos e conseguir mais seguidores!
Hashtags
As hashtags são o principal meio de atrair trafego orgânico para sua rede social. Seu valor é tão grande, que a combinação correta de hashtags podem gerar publicações virais.
Porém essa tarefa nem sempre é fácil, principalmente se você está iniciando seu perfil e ainda não possui uma quantidade suficiente de seguidores para se ter uma analise correta das métricas.

Para facilitar a combinação de hashtags, deixaremos abaixo 2 opções para buscas de tags, de acordo com palavras-chave ou temas:
Leetags (Android e IOS)
Display Purposes (Website)
Stories
Uma função que surgiu em um aplicativo para celular, e que rapidamente foi difundida por diversas redes sociais é o story.
Stories, Status ou ainda Vídeos Curtos, são sequencias de conteúdo, distribuídos brevemente em textos, áudios ou vídeos. Atualmente são meios de consumo muito importantes, perdendo apenas para o conteúdo em feed (linha do tempo)
Com os Stories é possível criar promoções, enquetes, chamadas para ação e interações curtas, fortalecendo novamente o lado “humanizado” de sua empresa.
Melhores horários para postar
Nós já escrevemos sobre esse assunto, ao qual te convido para conferir em: A Frequência Ideal e os Horários para Postar nas Redes Sociais em 2021.
Apresentando um breve resumo sobre o assunto, algumas empresas do ramo de Marketing Digital como a Sprout Social e a Oberlo, realizaram um estudo em que foi comprovado através de métricas, os melhores horários para se postar em cada rede social.
Recomendo que você acesse o post na integra para conhecer os horários e a frequência de postagem.
Qualidade da postagem
Mais importante do que a frequência de postagem, é a qualidade do post. Em geral, esse tópico costuma ser relativo, mas temos algumas dicas, baseadas em observações das publicações com muito engajamento.

1.Escolher boas fotos, com iluminação boa e de preferencia conectadas ao assunto do post;
2. Escolher vídeos curtos, com bom áudio e trabalhando com o carisma e a empatia da sua persona de acordo com o assunto (utilize como inspiração os vídeos das grandes marcas presente neste artigo);
3.Escrever a legenda ou descrição (imagens e vídeos), além de ter sempre um texto alternativo para a mídia do post. As redes sociais e os buscadores como o Google, valorizam muito a acessibilidade na hora de difundir o seu conteúdo organicamente;
4.Utilizar Hashtags, sempre destacando o assunto da sua postagem e suas possíveis ramificações.
5.Utilize a localização caso queira trabalhar o SEO Local de sua empresa ou marca, fortalecendo sua autoridade regional.
6. Compartilhe o assunto em várias redes sociais e escreva sobre o assunto, fazendo backlinks que apontem para sua postagem.
Interagir com seus seguidores
Sempre interaja com seus seguidores, seja por meio de vídeos, stories, lives, postagens, ofertas, perguntas e respostas entre outros.
Aproveite todas as ferramentas que as redes sociais oferecem para estar presente na vida dos seus clientes. Esse é o SEGREDO MAIS IMPORTANTE PARA AUMENTAR ENGAJAMENTO!
Faça Collab com outras empresas de ramo semelhante (DICA BÔNUS)
Essa dica final é uma das mais vantajosas a médio/longo prazo. Com o reconhecimento de sua marca na internet, surgirão muitas oportunidades de parceiras e Collabs.
Funciona da seguinte maneira: sua empresa faz uma participação especial em alguma postagem de um parceiro comercial, logo você pode adquirir novos seguidores e clientes, oriundos dessa nova fonte.
Mas atenção! Sempre que fizer um Collab, reserve um espaço para o seu parceiro comercial em suas mídias sociais, sendo interessante avaliar se os nichos se correspondem, como por exemplo: Tecnologia e Games são correspondentes.
Acredito que com essas dicas, sua empresa ou perfil pessoal irá receber mais engajamento e maior sucesso no mundo digital!
Não deixe de nos acompanhar em nossas Redes Sociais. Links no final da página. Até a próxima!