Desenvolvimento Web

Desenvolvimento Web: entendendo a profissão

Entenda o desenvolvimento web: profissões, linguagens e ferramentas que abrangem a área que gera conteúdo para internet! 

Você já deve ter se perguntado “Como é que os sites, lojas virtuais, redes sociais e outros funcionam na parte técnica?”

Essa pergunta é muito comum entre as pessoas que tem interesse em trabalhar com TI, mas que ainda não possuem a parte técnica.

No entanto, estaremos esclarecendo nos próximos parágrafos, uma visão geral sobre cada área do desenvolvimento web em conjunto com as ferramentas e linguagens bases.

Web Design

Em meados dos anos 90, muitos sistemas e sites eram criados de maneira amadora, apenas com a intenção de divulgar as informações.

Porém, no inicio dos anos 2000, uma necessidade surgiu. As pessoas começaram a notar que os sites não eram tão “chamativos” e a navegação era um pouco frustrante visualmente falando.

Foi nesse período que surgiu o profissional de Web Design, focando na parte visual dos sites utilizando as linguagens de marcação (HTML e XML) e de estilos (CSS).

Atualmente a profissão abrange uma gama bem grande de ferramentas e linguagens,  como  o JavaScript (JS) e seus frameworks, além de ferramentas voltadas para o design e criação de conteúdo (WordPress).

Para mais detalhes sobre essa profissão fundamental na internet recomendo o artigo da Rock Content – Web Design.

Web Design
Web Design é a profissão mais popular entre desenvolvedores web

Desenvolvedor Front-End

Como você pode perceber, o web design é bem generalista e abrangente, porém ainda temos alguns pontos que precisam ser analisados com maior cuidado, como a interatividade e a navegação mobile.

O profissional em Front-End trabalha na resolução de problemas de responsividade e nas dinâmicas dos sites tanto em desktops como em celulares.

Os frameworks e as linguagens de marcação são suas melhores ferramentas, pois permitem uma manipulação completa e automatizada de alguns recursos visuais. Simplificando, eles trabalham na parte interativa e visual dos sites.

Não confunda web design com front-end, já que o segundo é especialista, sendo mais profundo na questão interativa e dominante em frameworks e programação.

Front-End
O profissional Front-End é especialista em soluções visuais

Desenvolvedor Back-End

Se por um lado temos profissionais que trabalham no ramo “visual”, também existem os que trabalham nos sistemas que são invisíveis aos usuários. Esses são chamados de Back-End.

Os desenvolvedores back-end trabalham em sistemas que se comunicam com servidores, utilizando linguagens programação, como o PHP, Node.JS e o Java (não confundir com Javascript, veja a diferença em no vídeo – Java e Javascript).

Toda a lógica, regra de negócios, banco de dados, APIs, integrações entre sistemas, manutenções e práticas de segurança são implementadas pelo desenvolvedor back-end.

Este profissional é muito requisitado em grandes empresas e geralmente possuem um salário bem elevado em cargos de nível júnior (iniciantes).

Back-End
O profissional Back-End é especialista em soluções de segurança, integrações e banco de dados

Especialização Experiência do Usuário – UX

Cresceu muito a demanda por especialista em UX, principalmente pelo aumento dos acessos por dispositivos móveis. São profissionais que prezam pelo conteúdo e navegação agradável.

Um bom exemplo de UX são os sites e ferramentas do Google, que seguem um padrão “atrativo”, incentivando os usuários a consumir suas ferramentas e soluções.

Se quiser conhecer mais sobre o assunto recomendo o vídeo – O que é e o que faz quem trabalha com UX? User Experience e Usabilidade.

Experiência do Usuário
O Profissional em Experiência de Usuário (UX) estuda as melhores soluções para interatividade

Ferramentas Fundamentais

Visual Studio Code

Alguns desenvolvedores preferem usar outras ferramentas para escrita de códigos. Mas por indicação pessoal e por demanda de marcado, irei recomendar o uso do VSCode.

Visual Studio Code
Visual Studio Code

É uma ferramenta criada pela Microsoft com a intenção de facilitar o desenvolvimento. Possui um vasto suporte da comunidade, além de vários tutoriais em blogs e Youtube.

Domínio

Um domínio é semelhante a um endereço no mundo real. É por meio dele que os internautas encontram sua empresa ou site pessoal.

Domínio
Seu endereço na internet 🙂

No Brasil a empresa responsável pelos registros de domínios é a Registro.br, mas também é oferecido em sites de hospedagem.

Hospedagem

É o local onde os arquivos e banco de dados criados durante o desenvolvimento são armazenados. São servidores (computadores) voltados somente para a disponibilização e manutenção do seu site 24 horas por dia.

Existem muitas empresas que trabalham fornecendo hospedagens, com planos escaláveis de acordo com a quantidade de recursos que o seu sistema utilize.

Hosting
Boas hospedagens fazem a diferença no seu site

Apesar de existirem hospedagens gratuitas, recomendo que busque por uma paga, pois a disponibilidade e a velocidade de carregamento do seu site pode ser prejudicada, impactando nas vendas e/ou acessos.

Encerro reforçando a importância das ferramentas citadas, pois elas permitem que você inicie a jornada na carreira de desenvolvimento web.

Para mais detalhes, recomendo seguir a playlist atualizada (2020) do Curso em Vídeo – Curso HTML5 e CSS3.

Acompanhe nosso blog para mais novidades sobre Desenvolvimento de Software, Marketing Digital e Tecnologia!

d2771977d3be2931b0fb997d965fb07b?s=130&r=g

JrDevDigital – Soluções em Tecnologia

Somos movidos por soluções e conteúdos digitais!Nosso objetivo é trazer a transformação digital, de maneira acessível a todos, sejam pessoas ou empresas.Enriqueça sua mente com nossos conteúdos e transforme seu negócio com a JrDevDigital Tecnologia!


4 1 voto
Deixe sua avaliação.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha (Inline)
Ver todos os comentários
NLW 5 – Next Level Week – Rocketseat Home Office Produtivo – Melhores Produtos Amazon Ofertas de Xbox Series X | S na Amazon Brasil Como migrar mensagens do WhatsApp para Telegram 7 Extensões do Chrome e Firefox para Desenvolvedores Web Adobe Flash Player Descontinuado: Relembrando os Jogos
Tipos de Marketing Digital Melhor Horário para Redes Sociais Google My Business e o SEO Local