Descubra quais são os maiores erros que iniciantes e profissionais de outras áreas cometem ao migrar para área de Tecnologia da Informação

Em meio a situação em que o mundo vive, uma área tem despertado o interesse de pessoas e profissionais.

O setor de tecnologia da informação (T.I) tem sido muito requisitado e observado, demonstrando forte crescimento em meio a crise.

Muitos profissionais tem repensado suas carreiras, criando perspectivas otimistas em torno da tecnologia, transformando-a em um verdadeiro “Prato Cheio” de novas oportunidades.

Porém, alguns problemas acabam surgindo durante a mudança de carreira. Problemas estes que podem estar relacionados com a falta de conhecimento sobre o “Mundo Digital”.

Iremos abordar nesse artigo, alguns dos erros que podem atrapalhar os iniciantes na área de T.I, visando sempre mostrar a verdade por trás deles com dicas pessoais e profissionais sobre o assunto.

1° Erro – Entrar na T.I visando remunerações e salários altos

Talvez um dos maiores erros dos iniciantes e aspirantes que migram para área de tecnologia sejam a ilusão por salários “generosos” e as oportunidades “milagrosas” que a imprensa e a mídia em geral divulgam como a verdade.

Contudo, a experiência e a vivencia com profissionais que atuam na área há mais de 20 anos, percebemos a verdade de que a profissão possui uma remuneração bem mais “pé no chão” na realidade brasileira.

Uma simples pesquisa sobre os salários de um Analista de Suporte ou Auxiliar de TI na Catho em 2020, mostram que a situação é semelhante a outras profissões.

Fato é que assim como as demais profissões, o tempo e a experiência são os melhores companheiros para quem quer se destacar e receber os melhores salários. A TI é muito promissora em oportunidades nesse quesito, basta apenas persistir e se manter atualizado.

Ganhar dinheiro
Assim como em todas as profissões, na T.I os melhores salários vem pelo trabalho, persistência, estudo, esforço e experiência na profissão.

2° Erro – Não ser comunicativo

Outro fator de extrema importância que as vezes passa desapercebido e que pode prejudicar muito é o fato do profissional não ser comunicativo ou ser extremamente individualista.

Essas características devem ser tratadas para que não haja confusões, atrasos e equívocos desnecessários. Uma boa comunicação e um bom trabalho em grupo podem salvar a produtividade e impulsionar o ambiente de trabalho para inovação em todos os sentidos.

Melhor para você e melhor para empresa. Um funcionário que promove a boa convivência tem grandes chance de se destacar em sua especialidade.

Comunicação
Ser comunicativo ajuda a melhorar o ambiente de trabalho, fortalecendo o surgimento de ideias inovadoras!

3° Erro – Não se atualizar

Convenhamos que este erro é a maior causa de desistência das pessoas que mudam para a Tecnologia da Informação. Manter o sistema do seu celular, computador ou site atualizados são essenciais para manter o bom funcionamento. Recomendo o artigo do Tecmundo e Intel que explicam o “Por que você deve atualizar seus softwares com frequência”

Logo se manter atualizado em TI é essencial para mantê-lo ativo e ligado nas novidades que surgem. Ninguém gosta de sistema “desatualizado/obsoleto”, muito menos de quem não “busca inovar” em sua profissão.

Manter atualizado
Mantenha-se atualizado e você terá as melhores oportunidades!

4° Erro – Querer aprender tudo de uma vez

Esse erro é comum para aqueles que buscam se atualizar, mas de uma maneira mais entusiasta do que racional. Devemos ter a consciência do que é mais importante no ambiente que trabalhamos para que assim não passemos para a “neura dos estudos”.

Estudar em excesso, sem se especializar em um assunto pode ser muito prejudicial. Se você trabalha com suporte técnico, busque se especializar em manutenção básica e hardware.

Em um momento mais oportuno, em que você já domine o assunto, passe para o próximo passo. A sua produtividade agradecerá, e consequentemente a sua satisfação em trabalhar com a tecnologia será natural e agradável!

Estudar em excesso
Estude sempre, mas com foco e determinação. Não busque ser um “colecionador de cursos” ou um “sabe tudo”, mas um profissional centrado, que sabe onde quer chegar.

5° Erro – Qual a melhor linguagem de programação?

Se o seu foco na TI for o desenvolvimento de software, certamente a pergunta acima é recorrente e bastante polemica. Mas a verdade por trás dela é que não existe a melhor linguagem e sim a melhor solução de acordo com o caso especifico.

A melhor linguagem sempre vai ser aquela que resolverá o problema do cliente, logo será fundamental você se especializar em uma que seja do nicho de seu negócio.

Temos 3 grandes pilares em desenvolvimento de software, denominados: Desenvolvimento Web, Mobile e Desktop.

Cabe ao leitor identificar o seu nicho de programação, para assim decidir o melhor conjunto de tecnologias a serem estudadas e utilizadas.

Qual a melhor linguagem de programação?
A melhor linguagem de programação é aquela que resolve o problema do cliente!

Lembre-se, você é totalmente livre e capaz de realizar um ou mais nichos de desenvolvimento, basta persistir e praticar os aprendizados em soluções profissionais!

Em breve teremos outro artigo que abordará as tecnologias para o Desenvolvimento de Software.

Enquanto isso compartilhe com os amigos nosso conteúdo!

Acompanhe nosso blog para mais novidades sobre Desenvolvimento de Software, Marketing Digital e Tecnologia!

d2771977d3be2931b0fb997d965fb07b?s=130&r=g

JrDevDigital – Soluções em Tecnologia

Somos movidos por soluções e conteúdos digitais!Nosso objetivo é trazer a transformação digital, de maneira acessível a todos, sejam pessoas ou empresas.Enriqueça sua mente com nossos conteúdos e transforme seu negócio com a JrDevDigital Tecnologia!


0 0 votos
Deixe sua avaliação.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha (Inline)
Ver todos os comentários
NLW 5 – Next Level Week – Rocketseat Home Office Produtivo – Melhores Produtos Amazon Ofertas de Xbox Series X | S na Amazon Brasil Como migrar mensagens do WhatsApp para Telegram 7 Extensões do Chrome e Firefox para Desenvolvedores Web Adobe Flash Player Descontinuado: Relembrando os Jogos
Tipos de Marketing Digital Melhor Horário para Redes Sociais Google My Business e o SEO Local